9.

Eneagrama

Conhecer é conhecer tudo; não conhecer tudo é não conhecer.

Para conhecer tudo é preciso conhecer muito pouco, mas para

conhecer esse pouco é preciso primeiro conhecer muito.

Gurdjieff

 

O Eneagrama é um símbolo sagrado, trazido por Gurdjieff de uma fraternidade oculta da Ásia Central (Sarmoung), que encerra as leis cósmicas fundamentais de Três, de Sete e de Vinte e Dois, ou seja, as leis da Criação e da Manutenção do Mundo.

Estudando a dinâmica do eneagrama, passamos a compreender como se processa tudo no universo e em nossas vidas, e inclusive como nos comportamos com nossa personalidade em três planos desta existência. 

Passamos a prever os vários tipos de estágios pelos quais tudo flui e aprendemos a prever os intervalos onde os processos perdem a força e onde devemos aplicar choques adequados para que o processo possa prosseguir.


O desconhecimento dos intervalos naturais e sua natureza leva a maioria de nós a desistir prematuramente de nossos objetivos, ou a encarar como adversidades os desafios naturais que essas leis nos apresentam.

O eneagrama é uma excelente ferramenta de autoconhecimento por possibilitar o aumento de consciência de si mesmo, por intermédio da nossa” fotografia energética”, que nos é passada e informada pelo nosso inconsciente.

Permite, também, o entendimento de tudo que atraímos, pessoas e situações, e nos mostra o caminho do meio, caminho do buscador, o 4º caminho. Com isso podemos percorrer o caminho do meio e ganhar a liberdade, via consciência, de ter uma qualidade de vida muito melhor. 

O Eneagrama é uma experiencia desse “pouco” citado, mas para compreendê-lo precisamos de muita experiencia.

 

 Por se tratar de um símbolo, ele não pode e não deve ser abordado através da nossa mente racional linear. Só podemos chegar a ele pelo sentimento e é perfeitamente natural que isso não seja conseguido ao primeiro contato. Além disso, o Eneagrama é um Símbolo Universal, isto é, ele é tão fundamental que pode ser aplicado em qualquer campo. Toda ciência ou conhecimento tem seu lugar no Eneagrama e pode ser interpretada através dele.

 

O Eneagrama que nos propomos a trabalhar não trata de tipos de personalidades. Ele é um Eneagrama individual que busca traduzir a personalidade de cada um sem o enquadrar em um grupo genérico. 

 

Para ser compreendido, o Eneagrama precisa ser imaginado sempre em movimento. O Eneagrama fixo é um símbolo morto. Um símbolo vivo está em permanente movimento. 

Albert Einstein disse uma vez que “a vida é como andar de bicicleta. 

Para se equilibrar é preciso estar em movimento”.   

 

Pessoas equilibradas certamente nunca cessam o seu movimento. Mesmo que se apresentem calmas e serenas estão o tempo todo movimentando ideias e testando boa parte delas. São pessoas que não tem medo de errar e se arriscam a cair e se equilibram sobre as dificuldades da vida, sempre encontrando o melhor caminho. 

Baseado neste conhecimento, com a devida orientação e acompanhamento, você vivenciará todas as informações no seu cotidiano  e alcançará os insights necessários para colapsar a onda do criador na 5ª dimensão.