5.

Autoconhecimento

Segundo a teoria de Maslow representada na pirâmide abaixo, a hierarquia das necessidades humanas são:

Pirâmide de Maslow

 

 

OS CINCO DEGRAUS OU NÍVEIS

1- SOBREVIVÊNCIA DO INDIVÍDUO
2- INSEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA DA ESPÉCIE
3- PODER (Auto estruturação do sistema: política, religião, empresariado, finanças, etc...)
4-AUTOCONHECIMENTO
5-ESPIRITUALIDADE (Criatividade)

 

Para evoluir, para crescer como pessoa, é necessário ir além do degrau 1, 2 e 3, é preciso chegar ao quarto degrau, dar um salto quântico, e ir para o quarto degrau, o Autoconhecimento, que é onde o sujeito busca informações, estuda, aprende, se informa, se esclarece, questiona, debate, discute, compara… tudo isso no sentido de entender melhor a si mesmo e aos seus semelhantes.

Mas como ele chegará nessa fase, se ele mal consegue passar da fase de procurar comida, comer, procurar companhia, fazer sexo, procurar abrigo, pagar aluguel, procurar emprego, trabalhar, pagar contas, procurar escola para os filhos, pagar escola?

Para chegar ao autoconhecimento, é necessário ter resolvido os problemas relacionados aos degraus anteriores, fome, sexo, poder. Mas ele (o sujeito) ainda está parado na questão de que fazer sexo é pecado, então esqueça o poder e o autoconhecimento. Espiritualidade/criatividade, então nem pensar. Aqui também funciona o terceiro recado psicológico: “O conhecimento é perigoso”.